Um aprendizado para toda a vida

Utilizar o dinheiro como ferramenta para melhorar a vida, tornando-a mais criativa, produtiva e equilibrada, é colocar em prática, diariamente, a Educação Financeira. Contudo, não é algo burocrático e cheio de regrinhas. Cada indivíduo escolhe caminhos diferentes para cada fase da vida.

Mais do que aprender a economizar para o futuro, a Educação Financeira proporciona uma segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e, ao mesmo tempo, obter uma garantia para eventuais imprevistos. Isso não só para os jovens, que pensam no tempo da aposentadoria, mas para os da “melhor idade”, que vão aproveitar a nova fase sem se esquecer de continuar planejando e se organizando para aumentar ainda mais o que foi conquistado ao longo da vida.

No tempo da aposentadoria, os gastos são outros, e a forma de encarar a vida também, mas as despesas não acabam. As contas habituais da casa continuam e, além disso, vêm os presentinhos para os netos, as viagens tão esperadas, remédios, planos de saúde e, de vez em quando, aquela ajuda aos filhos ou amigos que precisem. Portanto, o planejamento não pode parar para não vir o estresse e com ele noites mal-dormidas.

As respostas diante do consumo e das demandas podem ser diferentes, mas decisões conscientes vão ajudar na qualidade de vida. Conhecer as implicações de cada decisão e ter atitudes equilibradas significa ter esse aprendizado enraizado, de modo que as decisões financeiras  serão cada vez mais acertadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s