Controle o seu tempo com o RescueTime

Quem costuma ler sobre trabalho e empreendedorismo provavelmente já reparou que eficiência e produtividade são temas recorrentes, seja em artigos recheados de dicas sobre como ser mais produtivo ou em aplicativos que ajudam na organização pessoal. Ser mais produtivo é o objetivo que todos querem alcançar.

Em uma era de hiperinformação, as distrações são muitas e é comum se sentir perdido no meio de tanto ruído. Pesquisas simples podem durar o dia inteiro, um alerta numa rede social pode significar horas perdidas em textos e opiniões que levam a outros textos e a outras opiniões.

O RescueTime segue a premissa de que é necessário medir para poder avaliar e, por isso, oferece a quantização do tempo gasto em cada atividade no computador. Após instalar o programa e preencher um breve formulário sobre as atividades consideradas produtivas e as consideradas não-produtivas, o programa começa a trabalhar em segundo plano medindo o tempo gasto pelo usuário em cada uma delas. Após algumas horas de monitoramento, já é possível ver gráficos e medições de quantos minutos, ou horas, foram gastos em cada atividade. À medida que mais dados são introduzidos no sistema, os relatórios vão se tornando cada vez mais refinados.

Inicialmente o Rescuetime pode parecer invasivo e até controlador, mas saber quanto tempo do expediente diário é efetivamente gasto trabalhando é uma revelação e pode mudar a maneira de trabalhar de alguns profissionais, e de posse dessa informação é possível se planejar para utilizar melhor os horários de melhor rendimento e estabelecer pausas para se recuperar nos picos negativos. Se conhecimento é poder, se conhecer é ter mais poder sobre si mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s