Cinco dicas para você controlar o seu orçamento

Em tempos de juros e inadimplência em alta, nada é mais importante do que acompanhar de perto o seu orçamento doméstico, a fim de evitar ser surpreendido com uma dívida no final do mês. Veja as nossas dicas.

1. Monitore o seu dinheiro de perto e diariamente.
Não adianta fazer um orçamento pessoal todo detalhado e não acompanhar quase que diariamente o andamento das suas finanças. Essa medida não vai  torná-lo um milionário, mas certamente evitará que você caia em dívidas.

2. Liste todas as suas dívidas.
Faça um levantamento de todas as suas dívidas colocando os valores totais e os juros pagos. A prioridade deve ser sempre quitar as dívidas nas quais se pagam os maiores juros.

3. Espere antes de fazer uma compra supérflua.
Você se apaixonou por uma bolsa? Ou por um tênis? Não compre por impulso. Espere até trinta dias. Se depois desse período a paixão ainda estiver firme e forte, então pode comprar. Desde que, claro, você tenha condições para isso.

4. Pense bem antes de pagar à vista.
Pagar à vista deve ser a prioridade. No entanto, essa regra não é fixa. Se o desconto para pagamento à vista for maior do que a inflação, vale a pena. Caso contrário, parcele sem juros.

5. Calcule as parcelas para não ultrapassar 30% da sua renda.
Nunca deixe que o total das suas compras parceladas ultrapassem 30% da sua renda líquida. Isso vale tanto para a compra de um bem maior (carro ou apartamento) quanto para pequenos parcelamentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s