Melhor reduzir a parcela ou o prazo do financiamento?

O que é melhor quando se tem um dinheiro extra: quitar o prazo do financiamento ou reduzir a parcela mensal? A resposta para essa pergunta é: depende.

Via de regra, a melhor opção é reduzir o seu saldo devedor. Ao reduzir a duração/tempo do financiamento, você estará economizando no pagamento de juros. Portanto, sempre que estiver com algum recurso extra em mãos, o ideal é antecipar parcelas de seu financiamento para quitar mais rápido a dívida.

Por outro lado, se o valor da prestação está comprometendo o bom andamento do seu orçamento mensal, o melhor é reduzir o valor da parcela, para não comprometer os pagamentos futuros. Esse tipo de amortização oferece um fôlego maior para o devedor.

A Proteste- Associação dos Consumidores alerta que os bancos e comerciantes não podem se negar a receber o pagamento antecipado e são obrigados a oferecer o desconto dos juros. Se isso acontecer, é indicado fazer uma denúncia no Banco Central. O pagamento antecipado, com redução da dívida, é um direito de todos os consumidores previsto no Código de Defesa do Consumidor.

O Ministério Público de Santa Catarina criou um programa na internet para simular o valor de quitação antecipada de empréstimos e financiamentos. O cálculo pode servir de parâmetro para negociação. Clique aqui para uma projeção da economia feita com a antecipação dos pagamentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s