Documentário “I AM” – Você tem o poder de mudar o mundo

Qual é o seu modelo de sucesso? Um executivo da alta administração de uma empresa, com um carro sofisticado que viaja por todo mundo é alguém que preenche a sua imagem de pessoa bem-sucedida? Os seus maiores sonhos de consumo são de fato seus ou decorrem de um padrão externo que você assimilou? O documentário I AM (Eu Sou), do diretor Tom Shadyac, traz essas e outras reflexões que nos permite questionar as escolhas de consumo da nossa sociedade.

Depois de passar por um grave problema de saúde, Tom, que já dirigiu comédias como “Todo Poderoso”, “O Mentiroso” e “Ace Ventura: um detetive diferente” faz uma busca diferente. Ele procura cientistas, escritores, líderes religiosos, professores, entre outros profissionais reconhecidos, para responder à pergunta: será que existe uma causa que é a origem de todos os males do mundo?” Existindo, o que podemos fazer sobre isso para mudar o mundo em que vivemos?

Por mais filosófica que sejam as perguntas, o filme traz questões bastante práticas, muitas delas ligadas a nossa vida financeira. Um exemplo é o padrão de consumo insaciável de hoje, e o próprio diretor do documentário viveu isso. Como diretor de Hollywood, ele comprou casas de milhões de dólares, tinha acesso a jatinho particular e liberdade para comprar praticamente tudo o que desejava, mas nunca estava satisfeito. Pensando no nosso dia a dia, esse modo de pensar se reproduz em compras de roupas, sapatos e objetos diversos na vida de muita gente.

Ao ver que a própria vida estava em risco, Tom verificou que o seu desejo era dar a sua parcela de contribuição para fazer um mundo melhor. Esse foi o principal motivador desse documentário ímpar, que pode ser adquirido em DVD ou pode ser visto pelos assinantes do Netflix.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s