Quando um “não” não é tão ruim assim

A propaganda na televisão parece divulgar uma vantagem e tanto “crédito para negativados! Não fazemos consignado, confiamos em você”. As palavras soam como água no deserto para muitos que estão no sufoco financeiro e precisam de dinheiro com urgência. Você já se perguntou qual o custo dessa proposta?

O custo são os juros elevados, maiores que os oferecidos pelos bancos tradicionais. O contador Murilo Machado explica o motivo: “o primeiro motivo está no próprio conceito de ‘negativado’, que é aquela pessoa com restrições financeiras no SPC, Serasa ou em outros órgãos de proteção ao crédito. Se a pessoa tem restrição, aumenta o risco de ela não pagar. Por isso, essas empresas aplicam juros elevadíssimos nesses empréstimos: para compensar o risco de inadimplência, que é alto nesses casos. Em outras palavras, é como se ela cobrasse de um os juros suficientes para cobrir o prejuízo de outros devedores e ainda ganhar mais”, conclui.
Por esse motivo, se a pessoa procura o setor de empréstimos do seu fundo de pensão e recebe um “não”, esse é um sinal de alerta. Se a mesma resposta foi dada pelo banco, pense: essas instituições querem mostrar que a renda dela já está comprometida ao máximo desejável. Esse “não”, na verdade, não é tão ruim assim, pois é uma palavra prudente que está apontando um limite que deve ser respeitado.

Ultrapassá-lo, ou seja, contratar novos empréstimos em financeiras ou até mesmo com outras pessoas, implicaria numa complicação maior no futuro, em função dos valores desperdiçados com o pagamento excessivo de juros. Em uma imagem, é como se aquela pessoa no deserto encontrasse, de fato água, mas ela fosse salgada, ou seja, do tipo que irá desidratá-la e prejudicá-la ainda mais no longo prazo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s