DICA: Documentário “Homem sem Impacto” (No Impact Man)

Imagine uma família de Nova York que abre mão de seu estilo habitual e muda seus hábitos de consumo radicalmente, para produzir o menor impacto ambiental possível. Esta é a história do escritor Colin Beaven. Em 2009, ele, sua esposa e sua filha de dois anos, na época, viveram essa experiência, que está registrada no Documentário premiado “No impact man”, disponível no Netflix e em outros canais.

Nessa jornada, a rotina da família foi bastante impactada. Eles, que sempre pediam comida para viagem, passaram a cozinhar em casa. Com um detalhe: os alimentos deveriam ser produzidos localmente, mais precisamente em um raio de 400 km de Nova York. Tudo que viesse embalado também estava fora dessa experiência, o que inclui água em garrafa, alimentos industrializados e até o copão de café que eles tomavam frequentemente em uma cafeteria famosa da cidade. Lâminas de barbear descartáveis foram substituídas por lâminas duráveis, dessas de barbeiro; o meio de transporte resumiu-se a bicicletas e os passeios turísticos foram trocados por visitas a fazendas, para conhecerem os produtores locais.

A esposa de Beaven, que era viciada em seriados e adorava uma grife, ficou um ano sem TV e sem compras. O exagero alcançou situações triviais: nada de elevador ou energia elétrica em casa. O objetivo era viver situações extremas para, depois de um ano, identificar o que poderia ser mantido no dia a dia. De fato, no fim de tudo, eles viram o quanto a saúde melhorou ao usar a bicicleta, cozinhar em casa e se alimentar de orgânicos. Emagreceram, descobriram opções de lazer mais agradáveis na própria cidade e viram que não precisavam de tanto consumo quanto antes. Além disso, passaram a comemorar coisas simples, como a volta do uso da geladeira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s