Dá para viver sem empregada doméstica?

Com a aprovação da Emenda Constitucional no. 66/2012, a tendência no Brasil é as famílias passem a pensar duas vezes antes de terceirizar o trabalho doméstico. Antes de tomar uma decisão, é preciso organização e colaboração de todos. A primeira providência é entender que sem a ajuda externa, manter o mesmo padrão de limpeza e arrumação é possível, mas exige muito da família e talvez não seja a melhor opção. A segunda providência é conscientizar o grupo de que as tarefas são responsabilidade de todos e, por isso, a união é necessária para dar conta das atividades.

Todos devem ter atribuições. Até mesmo as crianças podem ter responsabilidades compatíveis com a sua faixa etária. O ideal é separar um dia da semana para limpar cada cômodo e deixar a organização dos quartos a cargo de seus donos.

A professora universitária Amália Pérez e seu esposo cuidam da filha somente com o apoio semanal de uma diarista e de uma passadeira. Pela manhã, saem todos: os pais para o trabalho e a filha, para a escola. A mãe a busca no horário de almoço e passa a tarde com ela. À noite, sai para lecionar e a criança fica com o pai.

Amália, que conciliou os primeiros anos de maternidade com o doutorado em psicologia, sabe que a tarefa não é fácil, mas criou uma dinâmica eficaz: em casa, ninguém entra com sapatos, para facilitar a limpeza. Além disso, utiliza lava-louças, entre outros eletrodomésticos que facilitam as tarefas. Na opinião da psicóloga, muitas mulheres se sobrecarregam por não incluir o parceiro nas responsabilidades com os filhos e com a casa. “Eles são tão capazes quanto as mulheres. Basta ter disposição e paciência para que o aprendizado aconteça”, diz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s